A Escola Colmeia foi fundada em 1982. Nasceu de um sonho embalado pela esperança de poder contribuir com a formação intelectual, moral e social de crianças e jovens.

A proposta pedagógica da Colmeia tem como base os Parâmetros Curriculares Nacionais, destacando o papel da escola, que é difundir e preparar o aluno a explorar, reconstruir e se situar no meio cultural onde vive, mediante a construção de conhecimento através da apropriação do saber crítico sistematizado.

Em janeiro de 2018, a Colmeia completará 36 anos. Durante esse tempo, a escola foi, paulatinamente, adaptando-se às novas realidades culturais e tecnológicas, sem se distanciar dos princípios que inspiram sua criança.

Dentro dessa perspectiva, foi celebrado o convênio com o Sistema Positivo, que já soma 32 anos. A Colmeia utiliza o material didático deste sistema, considerado referência de qualidade em todo o país. Tem-se, ainda, o Portal Posivito ON – uma ferramenta tecnológica que oferece à comunidade educativa (alunos, pais, professores) os valiosos projetos colaborativos, oficinas de texto, concursos e múltiplas ferramentas pedagógicas nas mais diversas áreas do conhecimento.

Essa evolução da educação face à tecnologia está longe de substituir a figura do professor. E nem tem esta pretensão, pois o professor está no centro do processo educacional como agente condutor e mediador permanente da aprendizagem dos alunos.

Como educadora, sinto-me orgulhosa e gratificada ao saber que, pela nossa escola, já passou uma geração de jovens que hoje estão formados e atuando nas diversas profissões no nosso estado e no país.
 
Susanmara Nascimento de Queiroz Valle
Diretora Pedagógica