Criatividade e Aprendizado com LEGO e Robótica na Educação

Promovendo Habilidades Essenciais para o Futuro

LEGO

Por meio de uma ampla gama de recursos educacionais físicos e digitais, atividades e materiais didáticos oferecidos pela Lego Education, os alunos podem explorar e aprender sobre emoções e relações sociais.

As crianças são estimuladas a desenvolver a habilidade da linguagem, bem como a capacidade de compreender como funciona o mundo real. Elas melhoram a sua autoconfiança e dão vida às ideias, o que faz com que aprendam a resolver problemas, que é uma competência muito importante para os dias de hoje.

ROBÓTICA

Robótica educacional é um método de aprendizagem focado na pesquisa, descoberta e construção de uma máquina como resultado da aquisição de conhecimentos. Ele depende do uso de kits prontos de montagem ou transformação de outros materiais, como sucata e itens recicláveis para compor as peças do robô.

Além da montagem da máquina, é fundamental que o processo produza um robô capaz de receber comandos e executar determinadas tarefas.

Durante o processo de planejamento e estruturação da máquina, estudantes de diferentes idades compreendem o papel e a importância de cada parte do robô, incluindo seus motores, sensores e mecanismos que permitem que ele conclua os comandos dados.

Como metodologia ativa de aprendizagem, a robótica educacional tem como objetivo formar alunos mais proativos, que assumam a responsabilidade por seu processo de aprendizado.

Essa mudança de postura auxilia crianças e adolescentes a deixarem o papel de meros expectadores para que sejam protagonistas na construção de seus conhecimentos.